Sustentabilidade

Você sabe o que é replantio de árvores? É o ato de remover a planta do seu local original e colocá-la em um novo lugar, diminuindo, de maneira significante, o impacto ambiental de determinados atos (construções de médio ou grande porte) em nossa sociedade. Mas além de ser utilizada nessas grandes construções, essa técnica também pode ser usada dentro de casa, para aproveitamento próprio, pois os benefícios serão tão importantes para nós quanto para um bairro.

Mover uma árvore de um local para o outro sozinho pode ser uma tarefa muito difícil se ela for grande. Porém, uma vez que você aprenda como replantar uma árvore da forma correta, essa tarefa pode ser também muito gratificante. Aprendendo como plantar uma árvore, você pode maximizar as chances dela sobreviver e ajudá-la a prosperar em seu novo ambiente..

Para construir seus empreendimentos dentro de padrões de sustentabilidade, muitas construtoras preferem pagar cerca de 15 vezes o valor do corte de uma árvore para que ela seja cuidadosamente removida de sua posição original e replantada em outro local. "Além disso, em cerca de seis meses a um ano, uma árvore transplantada já recuperou toda sua copa e tamanho, enquanto uma muda levaria 30 anos para chegar ao mesmo porte", explica Valmir Donizeth, diretor da Rhama, empresa especializada no transplante de árvores..

As árvores replantadas precisam de menos tempo para produzir a beleza e o sombrea­mento que desejamos" . Prazos e preços variam de acordo com a dificuldade, como a posição em que a árvore se encontra e o seu porte, sendo normalmente necessário o uso de retroescavadeira e caminhão com guincho hidráulico. Detalhes como esses são definidos em um laudo feito pela empresa contratada, que só inicia o procedimento após comprovar que a árvore está saudável para o transplante.