Empresa

 
Há mais de 30 anos no mercado, A Cerâmica Torres é a atual lider de vendas da região norte do Ceará e está entre as maiores do setor no estado. E isso vai muito além de números, é o resultado do esforço de quem trabalha valorizando cada relacionamento, seja com clientes, funcionários ou fornecedores, sempre oferecendo produtos de alta qualidade, a Cerâmica Torres investe em capacitação profissional, tem um moderno centro de produção e uma logística de distribuição que garante a rápida entrega em todo Ceará.
Tecnologia, capacitação e responsabilidade socioambiental
No ano 2000, a Cerâmica Torres conquistou o reconhecimento dos consumidores e ganhou o prêmio SESI de Qualidade de Trabalho, foi a primeira cerâmica do Ceará a produzir o tijolo normatizado de acordo com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas e é a única da região norte a ter o certificado do PSQ - Programa Setorial da Qualidade.

Em Parceria com a SINDCERÂMICA-CE e o SENAI-CETAE, a Cerâmica Torres implantou o Programa Produção mais Limpa (P + L), que visa reduzir e/ou eliminar a geração de resíduos industriais e a utilização e a utilização sustentável dos recursos naturais. Além disso, participa e incentiva os seus colaboradores em diversas ações de responsabilidade social.

A Cerâmica Torres está situada na cidade de Sobral, Estado do Ceará, distante aproximadamente 220 Km de Fortaleza, foi inaugurada em 15 de abril de 1978, pelo o Sr. Jocely Dantas, Presidente do Grupo Moageira Serra Grande. A empresa contava inicialmente com 60 colaboradores e sua produção era de 300.000 peças / mês, composta de telhas, tijolos e PM's, que atendia o mercado local e da Zona Norte do Estado.

HISTÓRIA

No início a Cerâmica Torres enfrentou muitas dificuldades, mas o comprometimento de todos os colaboradores, minimizando os gastos, desperdícios e o aprimoramento dos processos em todas as etapas da produção, foram aos poucos modificando este quadro.

Em 1982, assume a direção da empresa o engenheiro civil Sr. Fernando Ibiapina Cunha, é quando se inicia na história da Cerâmica Torres, uma nova fase de crescimento e desenvolvimento, pois, com a mudança dos conceitos de gestão, novos investimentos em tecnologia e principalmente em treinamentos e capacitação da mão-de-obra, a Cerâmica Torres tornou-se uma empresa competitiva, lucrativa e com o reconhecimento dos consumidores, resultando assim, na conquista do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho no ano de 2000.

VALORES

ÉTICA
Trabalhar seguindo os melhores princípios da moral, sendo correta e transparente.

RESPEITO
Respeitar e valorizar clientes, colaboradores, fornecedores, as instituições e a sociedade como um todo.

SUSTENTABILIDADE
Cumprir com a legislação ambiental; produzir seguindo as diretrizes do Programa Produção Mais Limpa, despertando assim, a conscientização coletiva para a preservação do meio ambiente.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Incentivar o voluntário, auxiliar governos e ONGs no combate a fome, a pobreza e a miséria. Contribuindo assim para tornar melhor a vida na nossa comunidade e no nosso planeta.

A Cerâmica Torres gera hoje 95 empregos diretos e aproximadamente 300 indireto, pelo próprio tipo de atividade que uma industria cerâmica exerce, ou seja, atividades braçais, acaba limitando a empresa de um melhor nível de escolaridade de nossos colaboradores, cerca de 60% de nosso quadro tem escolaridade básica, porém compreendemos que isso não é algo que impeça nosso crescimento, por tanto tomamos isso como um desafio de algo que podemos melhorar independente da idade do colaborador.

Baseado nisso que desde o final da década de 80 a Cerâmica Torres investe em parcerias com entidades em busca do crescimento de seus colaboradores no âmbito profissional e pessoal, incentivando no inicio aos estudos ou a volta para aqueles que resolveram parar por motivos diversos, assim sendo a empresa manteve por muito tempo na Fundação Jocely Dantas uma escola na qual alfabetizava quem nesta empresa trabalhava e até hoje incentiva na capacitação de seus colaboradores pagando cursos profissionais e até ensino superior para um desenvolvimento e crescimento qualitativo daqueles que querem aumentar seus conhecimentos. A Cerâmica torres ainda premia ao final de cada ano aquelas pessoas que estudaram durante o ano corrente.